5 dicas para se tornar disciplinado e alcançar o sucesso

Você já teve a curiosidade de saber por que algumas pessoas conseguem alcançar seus objetivos com maior facilidade?
E mais, já se perguntou qual a diferença entre essas pessoas e os pobre mortais que não passam de medianos naquilo que fazem? Continue lendo...
O Zico não foi talvez o melhor cobrador de faltas do mundo à toa. Quando o treino terminava e seus companheiros voltavam para suas casas, o galinho continuava no campo, puxava uma barreira móvel e começava a bater faltas, uma, duas, três horas sem parar.
Rogério Ceni marca 100 gos na carreiraO goleiro Rogério Ceni, em entrevista ao Jornal Nacional ontem, dia 28-03, um dia depois de completar 100 gols na carreira, sendo mais de 50 marcados de falta, comentou que fazia a mesma coisa.


Airton Senna não nasceu sabendo pilotar bem com pista molhada. Bastava começar a chover e ele ia para o autódromo treinar.
Observando esses exemplos, podemos concluir que a resposta pode estar na disciplina que essas pessoas aplicam em sua busca pelo sucesso. Mas como conseguir se tornar disciplinado? Essa foi a questão levantada pelo leitor Gabriel no post “Enriquecer é uma questão de tempo e disciplina”.
Pois bem, vamos então às 5 dicas para se tornar disciplinado e alcançar o sucesso:
Estabeleça metas – Ninguém chega a lugar nenhum se não souber para onde quer ir, concordam? Então é necessário estabelecer metas. Escreva quais são seus objetivos e os passos a serem dados para alcançar o que se propõe a fazer. Por exemplo, sua meta é passar num concurso público, então precisa criar um plano de estudos e cumpri-lo disciplinadamente.
Se comprometa com alguém – Conte a alguém sobre seu objetivo, sua meta e o que vai fazer para realizar aquela proposta. Fale com seus amigos, seus parentes, seu marido ou sua esposa sobre o que vai fazer. Quando outras pessoas te cobram por algo, você aumenta sua disciplina e seu comprometimento.
Comece pelo começo – Você não pode mudar a si mesmo de uma hora para outra. Se tiver metas muito ousadas logo no início e não conseguir cumpri-las, a decepção do fracasso pode ser grande, então comece com metas modestas e quando estiver bem preparado exija mais de si mesmo.
Não abra exceções – Exceções são o início da perda da disciplina. Se cedermos a todo o momento, as exceções acabam se tornando regra e as metas não são atingidas.
Crie hábitos – Como dizia Aristóteles, “nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”. Aquela tarefa que você se dispôs a realizar precisa se tornar um hábito, precisa fazer parte de você.